Um pouco sobre estresse
Falar de estresse todo mundo fala, geralmente se referem ao tema quando passam por um dia corrido ou cheio de complicações. Mas, afinal, o que é estresse?
Estresse é um mecanismo fisiológico que possibilitou a sobrevivência dos animais, entre eles o ser humano.
Isto porque quando nossos ancestrais se deparavam com perigos ambientais (como predadores), seus corpos se preparavam para uma reação de luta ou fuga, por meio da liberação de hormônios que afetam todo o corpo causando, por exemplo, o aumento na frequência dos batimentos cardíacos e da respiração.
Atualmente, nas grandes cidades, os perigos não são específicos. Estamos vulneráveis a violência, que pode se manifestar das mais diversas maneiras; à pressão no emprego, geralmente personificada na figura do chefe, entre inúmeros outros exemplos. Ou seja, por conta dessa tensão contínua, nosso corpo está sempre se preparando para a luta ou fuga, mas em função da nossa estrutura social atual isto não é nada viável.
Em decorrência desta situação vários problemas começam a aparecer, como irritação contínua, tensão muscular, hipertensão ou dificuldade para se concentrar ou dormir. São os conhecidos sintomas do estresse.
Vale notar que todos nós nos sentimos estressados até certo ponto, isso até nos ajuda a enfrentar as situações adversas do nosso cotidiano. O problema é quando não conseguimos mais nos adaptar ou quando estes sintomas persistem por muito tempo.
O tratamento do estresse foca-se, basicamente em: administrar os estressores, aumentar a resistência a eles e mudar a forma de enfrenta-los. Em todas estas etapas o processo psicoterapêutico mostra-se de muita importância.
Administrar os estressores significa analisar os fatores que estão nos sobrecarregando e abandoná-los (quando possível) ou trata-los de forma diferenciada. Isso requer saber dizer não a situações que seriam muito aversivas para nós.
Aumentar a nossa resistência aos estressores baseia-se, principalmente, em cuidarmos de nossa saúde para fortalecer nosso organismo e assim melhorar nossa condição de enfrentar os desafios. Podemos, por exemplo, realizar exercícios, nos alimentar de maneira mais saudável, evitar substâncias tóxicas, entre outras.
Por fim, mudar a forma de enfrentar os estressores é uma estratégia de muita importância quando não é possível eliminá-los por completo. Ao invés de ficarmos irritados no trânsito, podemos tentar relaxar e ouvir uma música, por exemplo.