Psicólogo é coisa de doido?
Psicólogo é coisa de doido?
Claro que não. Aliás, chamar alguém de doido é um grande erro.
Muitas pessoas que acreditam que psicólogos só tratam de pessoas com transtornos mentais, outros pensam que psicólogos podem “ler” a mente das pessoas. Há também aqueles que pensam que um psicólogo é o mesmo que um amigo ou que ele só dá conselhos (ou fica só ouvindo você falar, sem fazer nada). Nada disso é verdade.
Estes é vários outras concepções equivocadas sobre a psicologia surgem porque poucas pessoas realmente conhecem o trabalho do psicólogo.
De uma maneira geral, podemos dizer que a finalidade do trabalho do psicólogo é promover a saúde (definida segundo a Organização Mundial de Saúde, como um estado de bem-estar físico, metal e social).
Psicólogo não é como um amigo. O trabalho do psicólogo é feito por meio de várias técnicas específicas, de maneira organizada e elaborada.
A psicologia é uma ciência e uma profissão. Portanto, o psicólogo deve basear sua atuação no conhecimento científico, utilizando técnicas específicas para atingir os objetivos esperados, ou seja, torna-lo saudável (o tempo necessário para que isto ocorra varia muito, dependendo, principalmente, da linha teórica do profissional e do perfil de cada cliente).
O campo de trabalho do psicólogo não se resume somente à clínica. O psicólogo está inserido em várias áreas, como em instituições educacionais, hospitais, empresas, instituições esportivas, entre outros.
Por fim, o psicólogo utiliza conhecimentos científicos sobre a subjetividade humana em toda a sua complexidade, para promover a saúde, individual e social!
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999.
Comments