top of page

O que é autossabotagem?!


Quantas vezes você já desistiu de um plano que havia feito, mesmo quando estava tudo certo para que ele fosse realizado?

O início de uma nova dieta, começar a fazer exercícios, fazer um novo curso, deixar de lado velhos hábitos... Enfim, a lista é enorme.

Mas, o que nos leva a desistir de tantas coisas que poderiam ser muito benéficas para nós?

Geralmente, a autossabotagem surge quando há um conflito entre algo que pode nos trazer um prazer imediato e algo que nos trará um benefício futuro. Quem já adiou o início da dieta para comer uma bela barra de chocolate sabe do que eu estou falando.

Ações que nos levam a um benefício futuro, frequentemente, geram insatisfação imediata, por termos de deixar algo prazeroso de lado e a forma como lidamos com essa “dor colateral” determina se vamos ou não nos manter firmes em nossos propósitos.

Podemos enfrentar esse problema nos focando primeiramente em dois pontos principais:

  • Saber o que eu quero para o meu futuro. Que ações devem ser tomadas para que eu viva melhor?

  • Como lidar com a “dor colateral” envolvida nessa tomada de decisão?

Como podemos notar esses dois pontos não são nada fáceis de serem abordados. Portanto, é nessa hora que a psicoterapia individual mostra-se essencial. Afinal, por meio da psicoterapia podemos desenvolver vários aspectos, principalmente o nosso autoconhecimento, aumentando assim nossa segurança na tomada de decisões, facilitando também o processo de administração das dificuldades e desafios da nossa vida.

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page