top of page

Motivação- O que nos move?!


Como criar coragem para sair debaixo das cobertas em um dia frio? Aguentar pegar ônibus e metrô lotados todos os dias? Ou até mesmo ir para a escola/faculdade e estudar aquela matéria que você não suporta?

Bem, não existe uma receita mágica para nenhuma dessas situações, mas todas elas estão ligadas à motivação.

Existem várias definições de motivação, mas podemos nos referir a ela como um termo amplo para todos os processos que podem iniciar dirigir e sustentar um comportamento. Enfim, é tudo o que nos move.

Porém, nosso nível de motivação não é constante e varia de acordo com vários aspectos; físicos, sociais e psicológicos.

Pense no caso de uma criança que sempre demora muito para acordar e se arrumar para ir à escola, mas que no dia de um passeio, se arruma rapidamente, sem reclamar. Neste exemplo, fica claro que o passeio foi determinante para o aumento na motivação da criança. No entanto, nem sempre são óbvios os fatores que nos afetam nesse sentido.

De modo geral, sempre tendemos a agir de modo a conseguir (ou manter) algo prazeroso e evitar algo ruim.

Quando existe um tempo entre nosso comportamento e sua consequência (como ter de trabalhar por muito tempo para receber o salário) ou quando a consequência deixa de ser satisfatória, é provável que nossa motivação diminua e passemos a nos autossabotar (leia um artigo sobre esse tema aqui ).

Para evitar que isso ocorra é vital desenvolver nosso autoconhecimento, saber quais são nossas metas e objetivos, conhecer nossos pontos fracos e fortalecer nossas potencialidades. O psicólogo é o profissional responsável por facilitar o desenvolvimento destes aspectos, por meio de uma relação de confiança e respeito mútuos com seu cliente.

Procure um psicólogo, viva melhor!

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page