top of page

Tomada de Decisão


Quantas vezes nos perguntamos se realmente tomamos a decisão correta em certas situações de nossas vidas? Quantas vezes nos sentimos inseguros, sem saber se estamos realmente no caminho certo ou nos perguntamos se devemos basear nossas ações puramente na razão ou se devemos seguir guiados por nossas emoções?

Estas questões certamente fazem parte do cotidiano de todos nós e a maneira como lidamos com elas nos ajudam (ou não) a viver melhor.

A discussão a respeito da tomada de decisão é muito complexa, pois envolve desde aspectos cognitivos (como a atenção e memória, por exemplo), até fatores socioculturais, éticos e religiosos. Isto porque a definição de certo ou errado (justo ou injusto, útil ou inútil...) não é fixa e varia de acordo com inúmeros fatores como o contexto, a cultura, o período histórico, entre vários outros.

Falando de modo talvez excessivamente generalizado, podemos dizer que fazemos nossas escolhas de modo a maximizar os benefícios e reduzir os danos. Mesmo quando deixamos de fazer algo que queremos muito para realizar uma atividade menos prazerosa, ainda estamos seguindo este princípio. Acordamos cedo para ir ao trabalho, pois os benefícios futuros trazidos pelo trabalho são mais importantes do que o prazer imediato de ficar um pouco mais na cama.

Dizendo deste modo pode parecer que a tomada de decisão é inteiramente consciente e racional, mas isto não é verdade. Somos fortemente influenciados por emoções que derivam do próprio processo.

Enfim, sempre existem vários fatores que nos influenciam durante todo o processo de tomada de decisão. Porém, através do desenvolvimento do autoconhecimento podemos passar a agir com muito mais segurança e menos culpa e, uma vez que o psicólogo é o profissional responsável por desenvolver este e outros aspectos, é fundamental procurarmos a psicoterapia para que possamos ter uma vida mais saudável e feliz.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page